Balsa Nova sedia encontro de Ciclo de capacitação

Geral 08/04/2019

Na última quinta-feira (04), Balsa Nova sediou um encontro do Ciclo de Capacitação para Cidadania, promovido pela União de Câmaras, Vereadores e Gestores Públicos do Paraná (UVEPAR), em parceria com a Câmara Municipal de Balsa Nova. O encontro aconteceu no Hotel Fazenda Cainã em São Luiz do Purunã e fizeram parte da mesa na abertura: o Presidente da UVEPAR Julio Makuch, o Prefeito de Balsa Nova Luiz Costa, o Presidente da Câmara de Vereadores de Balsa Nova Joel Bathke, o Deputado Estadual Requião Filho, a Vereadora de Balsa Nova Lucilene Oliveira, a Presidente da Câmara de Vereadores de Araucária Amanda Nassar.

Como palestrantes, estiveram presentes membros da UVEPAR, Datalegis, Sanches Engenharia Urbana, Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), Ministério Público e Instituto Paranaense de Direito Eleitoral (Iprade). Foram abordados temas como a recuperação fiscal e financeira dos estados, gestão mais eficiente, perspectivas no cenário eleitoral para o pleito de 2020, reforma política, atuação do Ministério Público, processo de criação de leis e projetos da Assembleia Legislativa do Paraná para capacitação e cidadania, dentre outras temáticas.

“Agradecemos a participação de todos neste ciclo de grande importância para o desenvolvimento”, disse o Presidente da Câmara de Balsa Nova Joel Bathke. Segundo ele é uma honra ser o anfitrião de um evento como este desenvolvido pela UVEPAR.

Ao todo participaram do evento 75 pessoas, de Balsa Nova também estavam presentes os Vereadores: Benedito Karachinski, Gelmar Ferreira, Joarez Matozo, Joel da Van e Zezo Matozo.

Fundação Avermec

Durante o encontro, aproveitou-se o momento para oficializar a fundação da Associação dos Vereadores da Região Metropolitana de Curitiba (Avermec).

A associação tem objetivo de acompanhar e discutir políticas públicas regionais, propagar o ideal municipalista, valorizar as Câmaras Municipais como instrumento democrático, além de promover estudos, pesquisas e capacitação. Termo de cooperação técnica realizado entre a nova intuição e a UVEPAR prevê a imediata filiação dos integrantes da nova associação à União de Vereadores.

A Avermec englobará os municípios de Adrianópolis, Agudos do Sul, Almirante Tamandaré, Araucária, Balsa Nova, Bocaiúva do Sul, Campina Grande do Sul, Campo do Tenente, Campo Largo, Campo Magro, Cerro Azul, Colombo, Contenda, Curitiba, Doutor Ulysses, Fazenda Rio Grande, Itaperuçu, Lapa, Mandirituba, Piên, Pinhais, Piraquara, Quatro Barras, Quitandinha, Rio Branco do Sul, São José dos Pinhais, Tijucas do Sul, Tunas do Paraná e Rio Negro.

PRESIDENTE: Julio Cesar Ferreira de Lima Theodoro, de Fazenda Rio Grande;

1º VICE-PRESIDENTE: Joel Bathke, de Balsa Nova;