Notícias

Vereadores recebem médico do Comesp

Geral 23/04/2019

Após a realização da 90ª Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores de Balsa Nova, em resposta a um Requerimento do Legislativo, o Consórcio Metropolitano de Saúde do Paraná (COMESP), enviou um representante para realizar uma explanação sobre o que realmente é o Consórcio.

O Presidente Vereador Joel Bathke agradeceu a presença do secretário de Saúde Fabrício Fagioli Bubniak e também do auditor do Comesp o médico Dr. Darci Martins Braga. “O Comesp prontamente nos respondeu e encaminhou o Dr. Para sanar as dúvidas dos Vereadores e do público presente”, disse Bathke.

Além de falar sobre a importância do trabalho do Consórcio, o médico solicitou apoio dos Vereadores quanto ao fortalecimento da Região Metropolitana na questão da saúde.

Clique aqui e assista ao vídeo completo da fala do Médico.

 

COMESP

O Consorcio Metropolitano de Saúde do Paraná – COMESP, criado em novembro de 2005, é constituído sob a forma jurídica de direito privado, formado pelos 28 municípios da Região metropolitana de Curitiba e tem como objetivo principal melhorar a qualidade da assistência da Atenção Especializada dos Municípios consorciados.

Os consórcios de saúde possuem sua previsão legal garantida na lei nº 8080/1990 - A Lei Orgânica da Saúde, que em seu artigo nº 18, inciso VII, dispôs sobre a possibilidade de os municípios constituírem consórcios para desenvolverem, em conjunto, as ações e os serviços de saúde sob suas responsabilidades e incumbiu à direção municipal do SUS formar esses consórcios.

A mesma lei, nos apresenta o seguinte conteúdo em seu artigo décimo:
Art. 10. Os municípios poderão constituir consórcios para desenvolver em conjunto as ações e os serviços de saúde que lhes correspondam. 
    § 1º Aplica-se aos consórcios administrativos intermunicipais o princípio da direção única, e os respectivos atos constitutivos disporão sobre sua observância. 
    § 2º No nível municipal, o Sistema Único de Saúde (SUS), poderá organizar-se em distritos de forma a integrar e articular recursos, técnicas e práticas voltadas para a cobertura total das ações de saúde.

Sendo assim, atendendo sempre aos princípios do SUS, o Comesp é uma forma de associação entre os municípios que possuem necessidades comuns entre si, e buscam assegurar ações e serviços de qualidade a sua população.

Para os municípios consorciados, o Comesp representa a possibilidade de ofertar aos seus munícipes atendimentos de maior complexidade, a preços viáveis, não disponíveis na rede pública municipal.


ÁREA DE ABRANGÊNCIA
28 MUNICÍPIOS DA REGIÃO METROPOLITANA DE CURITIBA

POPULAÇÃO DA REGIÃO
APROXIMADAMENTE 1.700.000 HABITANTES

Atual Presidente: IZABETE CRISTINA PAVIN – Prefeita de Colombo